Qualificado projeto de pesquisa sobre a análise dos valores associados às racionalidades instrumental e substantiva na prática organizacional

Continuando as notícias sobre as qualificações, destacamos outro membro do ORD que defendeu seu projeto de pesquisa com maestria. João Vitor Nunes Leal, mestrando em Administração (CPGA/UFSC), orientado pelo Professor Sérgio Boeira, vai analisar uma organização alternativa, sem fins lucrativos e de utilidade pública, cuja principal missão é a promoção do jogo de xadrez e sua representação enquanto esporte frente à prefeitura municipal. O projeto de pesquisa intitulado “Análise dos valores associados às racionalidades instrumental e substantiva na prática organizacional: estudo de caso no clube de xadrez de Florianópolis” visa compreender como os valores associados a racionalidade substantiva e instrumental se manifestam nos níveis do indivíduo (concepção que cada membro possui acerca do jogo de xadrez) e intra-organizacional (sistemas material e simbólico da organização) do Clube de Xadrez Florianópolis e como se dão suas interdependências. Para isso, João utilizará a Teoria Substantiva das Organizações proposta por Guerreiro Ramos e aprofundada por Maurício Serva, assim como a literatura especializada nesse jogo / arte / ciência que é o xadrez.

A banca composta pelos professores doutores, Antônio Renato Pereira Moto (PPGEP-UFSC), Eloise Helena Livramento Dellagnello (CPGA-UFSC) e Maurício Serva (CPGA-UFSC) não só elogiaram o projeto, como fizeram sugestões e observações muito pertinentes.

A dissertação de João corrobora as linhas de pesquisa e os estudos realizados no Núcleo de Pesquisa Organizações, Racionalidade e Desenvolvimento, pois além de dar continuidade nos estudos sobre racionalidade, também visa analisar organizações não convencionais, ou seja, de natureza não somente econômica.

João e seu orientador, Sérgio Boeira, escutam atentamente as colocações da Professora Eloise Helena Livramento Dellagnelo, membro da banca.


Arquivado em:Uncategorized Tagged: CPGA, pesquisa, qualificação, racionalidade

Por :

Posts relacionados

Social Icons