Linhas de pesquisa

Detalhamento das linhas de pesquisa do Núcleo ORD:

Governança ambiental, gestão e ação coletiva:

Estudo dos processos e dispositivos postos em prática — bem como de seus efeitos — por organizações (notadamente da sociedade civil e governamentais) ao promover e transformar dinâmicas territoriais em resposta aos riscos e/ou questões complexas de natureza ecológica, social e econômica. Na perspectiva da gestão como ação coletiva, destaca-se o estudo da problemática referente às Unidades de Conservação (UCs) federais, estaduais e municipais.

Epistemologia e sociologia da ciência da administração:

Estudo das bases epistemológicas da ciência da administração, objetivando o seu avanço. Estudo do campo científico da administração, sob os pontos de vista das instituições e dos seus atores, destacando a gestão das organizações desse campo e as condições sócio-históricas da elaboração e divulgação da produção científica.

Racionalidade nas organizações:

Estudos sobre a racionalidade como substrato da ação, compreendendo os indivíduos, a ação coletiva, a gestão e as interações em geral no âmbito das organizações.

Organizações, complexidade e representações sociais:

Estudos sobre o fenômeno organizacional considerando-o como complexo, multidimensional e constituído de representações sociais que estão subjacentes às práticas e normas administrativas. Tal fenômeno requer, fundamentalmente, métodos qualitativos de pesquisa, complementados ou não com métodos quantitativos.

Desenvolvimento, gestão e organizações:

Estudos sobre as relações entre a ação individual, as práticas em grupos organizados, a gestão e o desenvolvimento de territórios. Estudos sobre as ações em prol do desenvolvimento empreendidas pelas organizações da sociedade civil (integrantes da economia social e demais organizações civis) e pelas organizações públicas, considerando a resiliência dos ecossistemas concernentes.

Social Icons